BEM-VINDO AO BLOGUE DA BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3/S DE VILA NOVA DA BARQUINHA

Pretendemos que este seja um espaço onde se fale de livros, se contem histórias e se divulguem actividades da nossa BE/CRE.

terça-feira, 29 de março de 2011

Comemoração do Dia Internacional da Língua Materna

O Dia Internacional da Língua Materna, que se celebra a 21 de Fevereiro e que tem como objectivo promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo, foi comemorado em todas as escolas do agrupamento, tendo sido dinamizadas actividades dirigidas a todos os ciclos de ensino: 



Como previsto, durante a semana de 21 a 25 de Fevereiro, as crianças dos jardins de infância de Vila Nova da Barquinha, da Moita, de Tancos e da Atalaia receberam a visita da educadora Helena Vaz e da professora bibliotecária Cristina Fernandes. Por sua vez, as crianças do jardim de infância da Praia da Ribatejo foram visitadas pelas professoras bibliotecárias Maria José Alves e Cristina Fernandes. 
Após uma breve introdução de sensibilização para a especificidade e importância da língua portuguesa, os nossos meninos e as nossas meninas jogaram o jogo «Roda das Crianças Sabichonas», demonstrando o seu domínio da língua materna.


Os alunos do 1.º ciclo tiveram também uma actividade diferente, dinamizada pelas professoras Alexandra Costa e Maria José Alves, que fizeram uma visita a cada uma das turmas.
Depois de estabelecido um pequeno diálogo sobre a comemoração do Dia Internacional da Língua Materna, a importância da língua portuguesa e a necessidade de se possuir um bom domínio linguístico, a professora Alexandra Costa declamou o poema «Brincar com as Palavras», de Luísa Ducla Soares, que foi ouvido com muito agrado pelos alunos. Em seguida, todos tiverem oportunidade de brincar realmente com as palavras, jogando um jogo com esse nome. O desempenho dos alunos, que tiveram de pôr à prova os seus conhecimentos de português, foi, de forma geral, excelente.


Na biblioteca, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário participaram, com entusiasmo, no jogo «Super Forca», a que é possível aceder através do endereço http://ludotech.eu/superforca/index.php.
Os vencedores foram a Fátima Ribeiro, do 6.º A, e o Cláudio Simões, do 8.º CEF.
A equipa das bibliotecas escolares do agrupamento colocou ainda à disposição dos docentes de Língua Portuguesa e de OFLE o jogo «A rodar pelo português», dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, para ser utilizado em sala de aula.

Todas as actividades realizadas visaram contribuir para a consciencialização do valor da língua e para o desenvolvimento do domínio da língua portuguesa. 

Sem comentários: