BEM-VINDO AO BLOGUE DA BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3/S DE VILA NOVA DA BARQUINHA

Pretendemos que este seja um espaço onde se fale de livros, se contem histórias e se divulguem actividades da nossa BE/CRE.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mafalda celebra 45.º aniversário




Mafalda, a personagem de banda desenhada que o argentino Quino idealizou, transformou-se numa das mais divertidas comentadoras políticas da actualidade mundial nos anos 1960/70. Celebra hoje 45 anos.

De traços simples, cabelo negro farto e muito opinativa, Mafalda surgiu pela primeira vez a 29 de Setembro de 1964 nas páginas do semanário argentino "Primera Plana". Quino, então com 32 anos, nunca adivinharia o sucesso daquelas tiras humorísticas.
Joaquin Lavado (Quino) imaginou Mafalda para um anúncio publicitário a uma marca de electrodomésticos, no qual lhe pediram que desenhasse a história de uma família típica da classe média.

A banda desenhada não chegou a ser publicada, mas Quino recuperou a personagem Mafalda quando o convidaram para publicar no "Primera Plana", na altura um jornal que procurava fazer uma reflexão crítica da actualidade argentina e internacional.


"À primeira vista, Mafalda podia ser uma menina de seis anos, reguila, desafiadora e descarada, mas depressa se percebeu que da sua boca, dos balões que Quino preenchia, saíam comentários mordazes e pertinentes sobre a ordem do mundo, a luta de classes, o capitalismo e o comunismo, mas também, de forma mais subtil, sobre a situação política e social argentina.


Era a Mafalda, a contestatária e insatisfeita, "uma heroína zangada que recusa o mundo tal como ele é", descreveu Umberto Eco em 1969, num prefácio a um dos álbuns que Quino dedicou à personagem.

A par da atitude de adulto mas com o desarmante discurso de uma criança, Mafalda tinha essa mesma condição de menina, que detestava sopa, adorava os Beatles, não compreendia a guerra no Vietname e tinha monólogos preocupados em frente a um globo terrestre."
in Jornal de Notícias

terça-feira, 15 de setembro de 2009

De volta às aulas!




Está na hora de recomeçar! Novos amigos, novos professores, muitas expectativas! Agora é deitar mãos ao trabalho e manter sempre uma atitude positiva neste novo ano lectivo que hoje começa.

A Biblioteca já tinha saudades tuas e, como sempre, está ao teu dispor para te acompanhar nos teus estudos e fazer de ti um grande amigo dos livros.
Aparece! Esperamos por ti!

Aqui fica um texto a propósito de "Recomeçar"

Começar é arte!
Tudo, aliás, é arte.
Sobretudo hoje, quando já quase ninguém sabe mais o que é arte.
Começar, porém, exige uma força, interior,uma esperança tal ...que se vai tornando uma “arte”...
Exige uma sensibilidade para antever o fim.
Exige uma capacidade grande para saber onde se vai .
Exige uma síntese que só a arte oferece ou enriquece.
Recomeçar é mais ainda arte...Porque é renovar convicções, recolocar posições, reanimar virtudes, restaurar esperanças, reequilibrar a dimensão interior, redescobrir a humanidade...
Quem bem começa tem muito para bem terminar!
Quem sempre sabe recomeçar tem muito para chegar a vencer.
Quem continuamente admite recomeçar atinge rápido a perfeição,

Feita sim, de limites, mas ... humana
E é por isso que...É sempre bom falar de esperança...
É sempre proveitoso e agradável, no princípio de qualquer caminhada,ouvir dizer esperanças ...
É sempre animador, no princípio de qualquer princípio, cantar esperança do peregrino, do caminhante, do viajante.

(Autor desconhecido)