BEM-VINDO AO BLOGUE DA BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3/S DE VILA NOVA DA BARQUINHA

Pretendemos que este seja um espaço onde se fale de livros, se contem histórias e se divulguem actividades da nossa BE/CRE.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Semana da Leitura 2008


Sugestões de leitura
servidas no bar


Já está aí a Semana da Leitura!

Este ano a BE/CRE vai pôr toda a escola a partilhar o gosto pela leitura .

De 18 a 29 de Fevereiro, muitos foram os que quiseram divulgar as suas preferências literárias, colocando-as por escrito num papel que será "servido" no bar da nossa escola na Semana da Leitura! Palavras, aromas e sabores misturar-se-ão, abrindo o apetite para mais e melhores leituras.


A BE/CRE agradece a toda a comunidade escolar a colaboração dada para que esta iniciativa atinja os objectivos pretendidos: partilhar o gosto pela leitura, sensibilizando para a importância de ler.

No dia 6 de Março, poderás também participar no "Caça Leituras!" Trata-se de um concurso destinado a todos os alunos. Basta preencher um folheto que vai ser colocado na cantina, o qual contem diferentes jogos relacionados com livros e leituras. Não deixes de participar!


Outras actividades relacionadas com a animação da leitura serão realizadas na Semana do Agrupamento (de 10 a 14 de Março), nomeadamente o Concurso de Leitura Expressiva para todos os alunos inscritos e Hora do Conto para o 2º Ciclo.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Sugestões de Leitura


História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar
Luis Sepulveda


É fantástico ver como é que, embora tão diferentes, Zorbas e Ditosa tenham conseguido criar uma ligação tão forte de amizade.
O livro ensina-nos que devemos de abdicar mesmo das coisas que gostamos se isso se reflectir numa maior felicidade para os que nos rodeiam.



Orgulho e Perconceito
Jane Austen

Não há grande coisa a dizer sobre este livro. É um clássico. Mostra as relações entre homens e mulheres de uma maneira completamente diferente do que são hoje. Faz-nos reflectir sobre o que é verdadeiramente importante.




Do Fundo do Coração
Mary Lawson


Sente-se uma veracidade nas palavras da narradora que nos prende à acção. A vontade de ler faz com que nos esqueçamos do tempo que perdemos com a leitura



Joana Antunes 10º A

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Sugestões de Leitura - alunos do 6º A


Um Clube a Sério
Nuno Magalhães Guedes.

Eu gosto deste livro, porque fala de uma equipa chamada Megamax que jogava futebol e passava a vida a perder os jogos, até que um dia inscreveram-se no clube dois amigos chamados: António e Manuel. Quando eles entraram para a equipa os jogadores começaram a ganhar mais jogos até que chegou o campeonato nacional juvenil que era dali um mês. Eles treinaram muito. Quando chegou o campeonato, ganharam muitos jogos, até que chegaram à final. Na primeira parte estavam a perder 2-0. Na segunda parte começaram a melhorar e marcaram dois golos. No último minuto marcaram o terceiro golo e ganharam o jogo. O treinador ficou muito feliz pela primeira vez a equipa Megamax ganhou o campeonato nacional juvenil.

Marco Paulo Lopes Luís


Noites no Sótão
Maria Teresa Maia Gonzalez.

O livro que li chama-se “Noites no Sótão” de Maria Teresa Maia Gonzalez.
Gostei de ler este livro, porque fala de um tema que afecta muitas pessoas na nossa sociedade: a violência doméstica.

Beatriz Cordeiro


O Cavaleiro da Dinamarca
Sophia de Mello B. Andresen.

Eu escolhi o livro “O Cavaleiro da Dinamarca” porque é uma aventura muito interessante que fala sobre a época natalícia, motivando-nos a estar nessa época com a família e a acreditar na história do Menino Jesus.

Ana Filipa T. Diogo


A Menina do Mar
Sophia de Mello B. Andresen.

O livro que eu li foi “A Menina do Mar” e gostei muito porque fala de dois mundos completamente diferentes que estão separados. Eu recomendo este livro.

Mariana Gomes

O Segredo do Rio
Miguel Sousa Tavares.

Eu sugiro todos os livros da Bia e do Fred de marta Gomes e Nuno Bernardo, pois são três livros cheios de aventura e alguma fantasia.
Por outro lado também adorei o livro “O Segredo do Rio” de Miguel Sousa Tavares que nos conta a história de um menino que tem como amigo um peixe enorme e que os seus pais o querem matar para comer. Nesse ano, nessa terra, há uma grande seca e, por isso, há falta de alimentos.

Mariana Pinheiro


Voa comigo!
Maria Teresa Maia Gonzalez.

O livro que eu li chama-se “Voa comigo!” de Maria Teresa Maia Gonzalez. O livro fala de um menino de onze anos que se chama João Eduardo mais conhecido pelo Edu. Eu achei o livro muito interessante e gostei imenso de o ler.
Margarida Lopes


Um Menino que não gostava de ler
Susanna Tamaro.

Acho que deviam ler “Um menino que não gostava de ler” porque é um livro que ensina muito. O problema tratado neste livro acontece com muita gente por isso é que eu acho interessante.

Ana Rita Vivas


Volta ao Mundo em Oitenta Dias
Júlio Verne.

Eu sugiro que leiam o livro “Volta ao Mundo em Oitenta Dias” porque é interessante e ficamos a saber mais sobre outros países.
Rita Antunes