BEM-VINDO AO BLOGUE DA BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3/S DE VILA NOVA DA BARQUINHA

Pretendemos que este seja um espaço onde se fale de livros, se contem histórias e se divulguem actividades da nossa BE/CRE.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Comemoração do Dia dos Namorados

Como é hábito, a nossa Biblioteca convida-te a participar em actividades divertidas neste dia muito especial.


Este ano propomos-te dois concursos: "Lovepaper" e " É urgente o amor"

O primeiro concurso destina-se a pares e decorre ao longo de dois dias na biblioteca. Uma das provas será cantar em karaoke, outra descobrir mensagens de amor escondidas em livros, para além de outras que são surpresa. O segundo concurso apela à tua capacidade artística: podes fazer um postal em papel ou em suporte digital subordinado ao tema " É urgente o amor".

Estes concursos destinam-se a todos os alunos da escola.

Haverá um prémio especial para os vencedores e certificados de participação para todos os concorrentes.

Regulamentos: "Lovepaper" e "É urgente o amor"

Participa!


sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Concurso Nacional de Leitura









1ª Fase - Vencedores


3º Ciclo

1º Lugar - Diogo Correia – 8º B


2º Lugar - Pedro Falcão – 8º B


3º Lugar - Diana Nunes – 7ºB


Ens. Secundário



1º Lugar - Joana Antunes – 10º A

2º Lugar - Tiago Rosa – 11º A

3º Lugar - André Machado – 10º A

Parabéns aos vencedores e também aos participantes!

A equipa que realizou este concurso na nossa escola congratula-se com o aumento significativo de particpantes comparativamente ao ano passado! Um sinal que a leitura começa a fazer parte do quotidiano dos nossos alunos.

Segue-se, agora, a 2º Fase do concurso que se realizará na Biblioteca Municipal de Alcanena. Estamos certos que os alunos seleccionados vão representar muito bem a nossa escola! Recordamos que no ano passado esteve na Final Nacional o Diogo Correia.Temos, por isso, razões para acreditar numa boa classificação!

Boa sorte para a próxima eliminatória e boas leituras!

domingo, 20 de janeiro de 2008

Clube de Leituras


Integrado nas múltiplas acções do Plano Nacional de Leitura, o Clube de Leituras é um espaço dinamizador que se assume como um agregado de blogues realizados por uma comunidade interessada em partilhar o prazer pelas leituras e escritas em todos os tipos de suporte, desde a escrita tradicional à fotografia, ao vídeo, infografia e e à sonoplastia.
O Clube visa criar um espaço comunitário na Internet, que se situa para lá do conceito tradicional de lugar da publicação na rede, entendido como mero repositório de trabalhos.

- O que oferece o Clube de Leituras?

Todos os interessados em inscrever-se como membros do Clube têm direito a dispor de 1 Gigabyte de espaço de disco, para guardar as produções que desejem vir a publicar nos respectivos blogues e salões temáticos.
Os membros do Clube de Leituras têm direito a participar nos múltiplos concursos e iniciativas promovidas pela organização.

Para mais informações consulta o site do Clube Leituras: http://www.clube-de-leituras.pt/
Informações retiradas do referido site.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Concurso Bento de Jesus Caraça, o Matemático da Liberdade



Trata-se de um concurso promovido pelo Plano Nacional de Leitura em colaboração com o Centro de Investigação para as Tecnologias Interactivasda Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Esta iniciativa destina-se a premiar sítios ou blogues na Internet elaborados por alunos do 3º ciclo e ensino secundário, a título individual, em pequeno grupo ou em grupo turma.
O tema central dos trabalhos a apresentar a concurso é:

Vida e obra de Bento de Jesus Caraça

Consulta o regulamento em:

Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro

A Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, com sede em Oliveira de Azeméis, no âmbito das suas actividades, leva a efeito mais uma edição do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro.
Neste evento, os jovens são desafiados a mostrar a sua qualidade literária, promovendo-se a literacia e a valorização do desenvolvimento pessoal e social dos jovens.
Esta iniciativa é destinada aos jovens nas faixas etárias dos 12-15 anos (Escalão A) e dos 16-20 anos (Escalão B), os quais podem concorrer com trabalhos nas modalidades de prosa e poesia, contando com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, apoio do Instituto Camões, Direcção Regional da Cultura do Norte, Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e Caixa Geral de Depósitos.O regulamento do concurso encontra-se disponível na página electrónica da Associação:
www.apnljfc.pt Quaisquer esclarecimentos poderão ser encaminhados para o endereço electrónico: apnljfc@prof20000.pt
Informações recolhidas no site da Rede de Bibliotecas Escolares

Top Leitor - 1º Período


1º lugar - Catarina Castelo 5º C


2º lugar - Rute Rodrigues 5º C


3º lugar - Cláudia Simões 5º C

Top Livro - 1º Período

1º Lugar

2º Lugar









3º Lugar




Passatempos Quinzenais -Vencedores

Os vencedores dos Passatempos Quinzenais do 1º Período foram:


2º Ciclo - Tiago Cruz 6º A

3º Ciclo - Ivo Dias 9º A

Ens. Secundário - Ana Cotafo 11º A



Concurso "A melhor mensagem de Natal"


Ao longo da quadra natalícia foram muitos os alunos que participaram no concurso " A melhor mensagem de Natal" e a mensagem vencedora foi a seguinte: " Este Natal pode ser mágico para todos, mas temos de o partilhar para sentirmos
esta felicidade de Natal.
"
Parabéns à Marisa Moreira do 5º B!

Festa de Natal na Biblioteca



Esteve animado o nosso convívio de Natal!
Foi no dia 13 de Dezembro que vários alunos estiveram presentes na Biblioteca para assistirem às actuações dos seus colegas que, apesar de terem tido pouco tempo para preparar as declamações e as dramatizações, deram um grande contributo para que todos pudéssemos viver bons momentos de descontracção e animação. Aqui ficam os nossos agradecimentos a todos os que tornaram esta festa possível.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Sessão com a escritora Mª Teresa Maia Gonzalez



Foi no dia 11 de Dezembro que recebemos com muito agrado a visita da escritora Mª Teresa Maia Gonzalez para uma sessão destinada a alunos do 3º ciclo.
Esteve pouco tempo connosco, mas ninguém ficou indiferente às suas palavras. Para além de responder às questões pertinentes colocadas pelos alunos sobre a sua vasta obra, a autora preocupou-se essencialmente em despertar a sensibilidade dos que a ouviam para a responsabilidade que todos os jovens têm na transformação deste mundo num lugar mais humanizado e mais solidário.